11 maio 2011

De Penela a Coimbra

- 29 Abril 2011 -

Incluída no Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela, a visita de estudo a Coimbra (Exploratório, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Ciência e Museu Machado de Castro), realizou-se no dia 29 de Abril de 2011. Esta visita, organizada pelas disciplinas de História, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, contou com a participação de 53 alunos das três turmas do 7.º Ano e de 3 professores.

OBJECTIVOS:

·        Desenvolver o espírito de observação, pesquisa e sensibilidade estética.
·        Desenvolver atitudes de sociabilidade e de solidariedade.
·        Despertar o interesse pela defesa, preservação e valorização do património histórico e cultural.
·        Contactar com espólios museológicos relativos à romanização.
·        Identificar manifestações da cultura e arte medievais.
·        Contactar com um espaço interactivo de ciência e tecnologia.
·        Incentivar os alunos para o estudo da ciência e a sua importância na nossa vida.

DESCRIÇÃO:

Durante a manhã, os alunos visitaram o Exploratório, o primeiro centro interactivo de Ciência em Portugal, onde puderam ver, ouvir e experimentar as actividades expostas interactivamente e, de seguida, assistir a uma sessão do Planetário, sobre o Universo e o sistema solar. A visita foi devidamente orientada por animadores que levaram os alunos a participar, com o intuito de estimular o gosto pela ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos científicos através da experimentação.
Ainda de manhã, os alunos foram ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, classificado como Monumento Nacional e contemplado com o prémio Europa Nostra 2010. Sujeito a extensas obras de restauro, o antigo Mosteiro compreendeu a construção de um edifício destinado a albergar o Centro Interpretativo, aberto ao público em 2009. A visita foi, igualmente, orientada por duas animadoras.
À tarde, os alunos visitaram o Museu da Ciência, um espaço  interactivo que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das colecções de instrumentos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante. Os alunos, acompanhados por dois monitores, tiveram a oportunidade de experimentar actividades relacionadas com a luz, som e o Universo.
 Por fim, o grupo dirigiu-se ao Museu Nacional Machado de Castro, que abriu ao público em Outubro de 1913, tendo sido elevado à categoria de Museu Nacional no ano de 1965. Os alunos tiveram oportunidade de visitar o Criptopórtico romano de Aeminium, datado do século I d.c., que foi alvo de uma requalificação recente e que constitui a mais significativa construção romana conservada em território nacional.
 De um modo geral, as actividades seleccionadas revelaram-se ajustadas aos conteúdos programáticos do 7.º ano e prenderam a atenção da maioria dos alunos. De salientar a sua postura, o interesse, o espírito de observação e a participação. No entanto, há a referir as atitudes menos adequadas de alguns alunos, de todas as turmas, que não obedeceram às chamadas de atenção por parte dos monitores e dos professores que os acompanharam.
Os horários foram cumpridos na íntegra.
Os professores organizadores consideram que esta actividade foi francamente positiva, já que permitiu alargar os horizontes culturais e académicos de todos os intervenientes; consideram, ainda, que os objectivos previamente estabelecidos foram atingidos.
                                                                                                             Domingos Costa
De Penela a Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário